Unidades de Conservação

As Unidades de conservação em Guarulhos.

A secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos dentro de seu Programa de Conservação da Biodiversidade conta hoje com 04 (quatro) Unidades de Conservação Municipais, Integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação Ambiental - SNUC, Lei Federal Nº 9.985/2000.
Assim guarulhos se destaca, por apresentar, em cerca de 30% do seu território, remanescentes importantes da Mata Atlântica, desta forma vem assumindo os compromissos da Convenção sobre Diversidade Biólogica atráves da identificação avaliação, criação e gestão das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no município, considerando acima de tudo, sua importância e representatividdade para a proteção dos recursos naturais, bem como para o desenvolvimento sustentável local.
Junto com outras 05 (cinco) Unidades de Conservação estaduais e federal, é possível se garantir a proteção da fauna, da flora, dos solos, dos corpos d' água da região, a produção de água com qualidade para a Região Metropolitana de São Paulo, contribuindo também para um melhor conforto climático e com belas paisagens, lazer, a conservação da biodiversidade, bem como a proteção do patrimônio histórico e cultural de Guarulhos.


    










Área de Proteção Ambiental
Cabuçu- Tanque Grande
 Criada através da Lei Municipal n° 6.798/2010. Seu perímetro ocupa cerca de 32,3 Km² do território de Guarulhos.
 A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, prevista no Sistema Nacional de unidades de Conservação - SNUC, nos termos da Lei Federal n° 9.985, de 18/7/2000, em geral extensa com um certo grau de ocupação humana. Tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços ambientais da biosfera, mantendo a integridade da biodiversidade local, preservando os mananciais, cursos e corpos d'água, o patrimônio histórico e cultural, assim como a paisagem formada por morros e montanhas. O uso sustentável de seus recursos deve contemplar a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e o controle ambiental da ocupação.
 Sobrepõe-se a APA Cabuçu - Tanque Grande, o Parque Estadual de Itaberaba, Parque Natural da Candinha e Estação Ecológica do Tanque Grande, Unidades de Conservação de Proteção Integral, revelando a grande importância desta porção do território, em especial da Bacia do Tanque Grande como integrador do corredor da biodiversidade.

Estação Ecológica do Tanque Grande

 Criada através do Decreto Municipal nº 28.273/2010, é uma categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral que tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisa científica. O mais importante é que seja garantido para esta Unidade de Conservação um percentual de 90% de áreas destinadas à preservação integral da biota. Deve ser implantada em terras de domínio público.
 A visitação pública em sua área é permitida, com restrições, apenas para grupos organizados , com fins de educação conservacionista.
 A flora e fauna da região são muito diverificadas , estando presentes muitas espécies endêmicas da Mata Atlântica e do Brasil nos levantamentos realizados, além de um número considerável de espécies ameaçadas de extinção segundo diversas listas importantes como as oficiais para fauna e flora publicadas pelo Ministério do Meio Ambiente e internacionais como as constantes na lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção publicada pela IUCN (International Union for Conservation of Nature).

Parque Natural Municipal da Cultura Negra Sítio da Candinha

 Criado através da Lei Municipal n° 6.475/2008, o Parque Natural está localizado no bairro do Bananal, Guarulhos. É uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que tem como objetivo a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, a conservação da biodiversidade e garantia da manutenção dos serviços da biosfera.
 Abriga a Casa da Candinha , bem tombado pelo Município. Considerada uma das únicas remanescentes do período escravista da Região Metropolitana de São Paulo, tendo sido tombada pelo decreto nº 21143/2000.
 O Parque sobrepõe-se à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e também contribui na composição do corredor ecológico Cantareira-Mantiqueira, fazendo limites com os Parques Estaduais
da Cantareira e de Itaberaba, além de sua proximidade com a Área de Proteção de Mananciais do Tanque Grande.Sendo uma Unidade de Conservação Municipal, do Grupo de Proteção Integral, tem como função a preservação da natureza e de seus atributos, sem interferência humana ou modificações ambientais, exceto as necessárias à preservação e ações de manejo para a preservação do equilíbrio natural e diversidade biológica.
 Atividades econômicas e/ou residenciais não são permitidas, a visitação pública, que inclui visitação monitorada, ecoturismo e turismo cultural, deverá ser previamente agendada mediante contato com  a Secretaria de Meio Ambiente.

Reserva Biológica-Burle Marx

 Criada através da Lei nº 3.703/90, a Reserva Biológica Burle Marx é uma Unidade de Conservação Municipal que tem como principal função a preservação da natureza e de seus atributos, sem interferência humana ou modificações ambientais , exceto as necessárias á preservação do equilíbrio natural e da biodiversidade.
 É uma importante Unidade de Conservação que garante a manutenção e a evolução da biodiversidade na cidade de Guarulhos, o espaço apresenta-se com um grande complexo ambiental , funcionando em conjunto com o horto florestal que contribui para os projetos de arborização e recuperação de áreas degradadas, além de um Centro de Educação para Conservação Ambiental.
 Um detalhe que chama a atenção é uma trilha interpretativa monitorada, com extensão de 1.250 metros, sendo possível encontrar por lá espécies significativas de nossa flora , como samambaia-açu, pau-jacaré, manacá da serra e também algumas espécies da fauna brasileira, como esquilo-serelepe, sapo-ferreiro, gato do mato, ratão-do-banhado, sagui-da-serra-escura entre outros.
 São recebidos grupos organizados de estudantes , técnicos e demais interessados, com idade superior a 10 anos para atividades de educação ambiental. A Reserva Biológica também recebe universitários, pesquisadores e técnicos para o desenvolvimento de pesquisa científica com fins específicos para conservação da biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário