Reportagens

 

 
Projeto quer sensibilizar comunidade sobre APA

Fábio Moreira diz que o projeto começou com visitas de duas escolas

23 de março de 2012 - 10:42

Laís Domingues

  A Secretaria de Meio Ambiente e o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Cabuçu-Tanque Grande lançaram ontem o projeto de educação ambiental ‘A APA é o Meu Lugar’, no Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira. O objetivo do projeto é fazer com que as comunidades que ocupam a área reconheçam a APA e auxiliem no aprimoramento da gestão e da proteção ambiental.
O biólogo da Divisão de Conservação da Biodiversidade, Fábio Moreira, afirmou que o projeto já foi iniciado com a visita a duas escolas da região e com o cadastramento de 150 ocupações em Zona de Vida Silvestre (ZVS).
Moreira explicou que ‘A APA é Meu Lugar’ deve trabalhar em três vertentes: a sensibilização da sociedade com visitas às escolas, empresas e instituições religiosas, e a capacitação de agentes de saúde para que o conhecimento sobre a unidade de conservação seja disseminado; a implantação de comunicação visual e de um subprojeto para a sensibilização dos sitiantes do Tanque Grande; selagem das ocupações em ZVSs e ações de recuperação de áreas degradadas.
Para a coordenadora de educação ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Erô Choueri, o projeto é de extrema importância para garantir a preservação de uma área que sedia dois mananciais – um no Cabuçu com capacidade para abastecer 100 mil habitantes com 243 litros de água por segundo e outro no Tanque Grande, que poderia fornecer 130 litros por segundo, mas já sofre com a interferência humana. “Devido ao desmatamento na região ocasionado pelas ocupações houve assoreamento. Temos duas estações, uma de gravidade e uma elétrica, mas devido à redução de volume tivemos até de desligar a elétrica”, afirmou.
Cerca de 30 placas serão instaladas
Durante o projeto, que tem ações planejadas para até novembro deste ano, devem ser distribuídos 30 banners em escolas com mapa da APA, cerca de 3000 folders informativos, atlas geoambiental e produzido um vídeo sobre a unidade de preservação.
Além disso, 30 placas de sinalização devem ser instaladas em 18 pontos estratégicos da região para indicar a área de preservação. No evento também foi lançado o blog da APA, que já pode ser acessado pelo endereço www.apacabucutanquegrande.blogspot.com.br.
Para a vice-presidente do Conselho Gestor, Daniele Coutinho dos Santos, o projeto é de extrema importância para que a população que vive na região saiba melhor o que é a APA, e como pode auxiliar em sua proteção.

 http://www.folhametro.com.br/

 

 

****************************

A APA é o meu lugar" será lançado nesta quinta-feira

Redação Guarulhosweb    21/03/2012 16:07

Área de preservação regularizada no ano passado tem diversas atividades planejadas para sua preservação


Nesta quinta-feira 22, a Secretaria de Meio Ambiente e o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Cabuçu-Tanque Grande promovem o lançamento do projeto "A APA é o meu lugar". O evento educacional terá início às 14h, no Núcleo Cabuçu, no Parque Estadual da Cantareira.
Criada pela Lei nº 6.798/2010, a APA Cabuçu-Tanque Grande tem por finalidade promover, através de um modelo de gestão participativa, o reconhecimento da importância do local. A proteção da biodiversidade local, a conservação dos mananciais e a manutenção do patrimônio histórico-cultural estão entre as funções de preservação da área.
O projeto prevê a realização de palestras e debates com professores da rede pública e discentes do ensino médio; capacitação de agentes comunitários de saúde; agentes de combate à dengue; conselheiros e gerentes das unidades de saúde; reuniões temáticas com empresários e comunidades religiosas; e incentivo aos projetos de educação ambiental.